Please reload

Posts Recentes

2º Salão de Turismo dos Campos Gerais do Paraná acontece em agosto

June 20, 2017

1/1
Please reload

Posts em destaque

Coroné Antônio Bento O dadinho de tapioca com queijo qualho mais o sabor da geleia de pimenta do Phono Pub

August 26, 2017

Por Érica Gonçalves*

 

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais conta com a participação da Rede Gastronômica com degustação de pratos e aulas-show oferecidos pelos associados da Rede, todos a serem apreciados pelos visitantes no Espaço Gastronômico.

 

O prato de abertura da tarde do sábado (26/08) foi o Dadinho de Tapioca com Geleia de Pimenta, carro chefe do Phono Pub, lugar que promove, além de diversão, experiência cultural da audição ao paladar.

 

A receita do prato apresentado leva leite, queijo qualho, tapioca flocada e temperada com pimenta do reino e sal. Ela é cuidadosamente preparada no fogo e depois levada a geladeira por duas horas. Depois do resfriamento necessário a massa é cortada em cubos e frita em óleo bem quente. A geleia de pimenta é o ingrediente final, colocado junto com o prato para que os clientes se deliciem a vontade.

 

Quem não aprecia pimenta não precisa ficar intimidado. O sabor dela é marcante, mas não agressivo, o que permite apreciá-la de forma saudável sem precisar ter litros de água ao seu lado.  Aliás é incrível como combina o bolinho levemente adocicado com a pimenta presente na geleia, que de fato é muito saborosa.

 

A experiência de comer o bolinho beira a satisfação ao estarmos em um lugar legal com amigos beliscando aperitivos enquanto bebericamos um chope gelado, que por sinal, no evento, está há poucos passos no espaço da Associação de Microcervejarias dos Campos Gerais.

 

Um bom paladar poderia defini-lo com mais detalhes. Já o meu do estilo popular conseguiu compará-lo àquela porção de polenta frita que é simples e saborosa.

 

O bolinho apresentado no salão é simples e tem aparentemente a função da polenta de ser um aperitivo saboroso e convidativo, o que os difere é o refinamento.

 

O Dadinho de Tapioca com Queijo Qualho tem um sabor fino e a maneira como foi servido também remete a uma elegância básica e sofisticada.

 

Ao conversar com Angie Becor, a chefe que preparou o prato durante a apresentação no salão, contou que a receita não é exclusiva, mas sabor igual só no estabelecimento. “O dadinho de tapioca tem algumas variações, não é uma receita específica do Phono, mas conseguimos chegar a uma adaptação que deu super certo, é um dos pratos que mais saem.”

 

A geleia é produzida por eles e comercializada em potinhos muito caprichados com rótulo próprio. Cintia Capri, sócia proprietária do lugar, contou que muitas pessoas pediam para levar um copinho da geleia pra casa, o que os levou a embalar e vender os potes. Eles são considerados souvenirs para quem passa pela região.

 

No Phono o prato é chamado de “Coroné Antônio Bento”, música de Tim Maia.

 

Assim como todos os pratos da casa, a escolha foi feita pela relação de elementos da música com ingredientes usados na receita. Tudo o que servem tem nomes de músicas ou músicos, identidade do lugar.

 

Experimentar esse aperitivo foi como voltar aos bons tempos de cortejo, aquele no qual saímos entre amigos, com os namorados e namoradas, comemos, bebemos e jogamos muita conversa fora.

 

*Acadêmica de Jornalismo sob supervisão do assessor de imprensa do evento, WIlian Ferreira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

Realização

Parceria Estratégica

 

Parceria Institucional

Apoio Estratégico

Empresa Contratada pelo Convention Visitors Bureau para Organizar o Evento

bird.png

Contato e Vendas 
Telefone: (42)
9 9905-4950

E-mail: atendimento@birdeventos.com.br

 

Montadora Oficial